Redes Sociais:

MEMORIAL DE ANO NOVO

  • 19 de Julho de 2015
  • Marcelo Gomes
Minha memória é o que alguns chamariam "boa". Guardo informações que me interessam com certa facilidade. Mas minha memória não é perfeita. Ocasionalmente, esqueço alguma coisa. E porque tento ser minimamente organizado, recorro a alternativas mnemônicas, como agendas, despertadores, notas... Há quem escreva na própria pele ou amarre fitas coloridas num dos dedos da mão. A ideia é criar visualizações simples e rápidas que remetam a conteúdos importantes que não podemos esquecer. Elas funcionam como memoriais.
Algumas datas comemorativas têm exatamente a mesma função: são memoriais. Lembram-nos de conteúdos importantes, que não devem cair no esquecimento. Por exemplo: que o tempo passa e não volta, que cada dia é um novo dia, que sempre é possível semear novas sementes, que a reflexão séria e corajosa pode trazer frutos excelentes, que o presente é, nas palavras de Emmanuel Lévinas, "começo puro". Isso vale para aniversários, feriados confessionais e o Ano Novo. Não são datas mágicas, mas dias para nos lembrarmos especialmente de verdades fundamentais.
Receber o novo ano como convite ao futuro é uma benção e um compromisso. Exige avaliação crítica sóbria de quem fomos até aqui e decisão firme na direção de quem queremos ser. Mais: de quem Deus quer que sejamos! Ele mesmo nos faz lembrar, por Sua Palavra, que "se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas antigas passaram e tudo se fez novo". E ainda: "Eis que faço novas todas as coisas"! Verdades que o Espírito Santo, agente mnemônico por excelência, nos ajuda a não esquecer. 
Quem nos dera lembrar delas todo dia, independentemente de datas especiais, como quem já acostumou a acordar antes de ouvir tocar o despertador! Pois triste mesmo é a vida de quem vê a fita amarrada ao dedo e não tem a menor ideia do que ela está fazendo ali.
Quem Somos

O Ministério Espaço Palavra é uma prestação de serviço Cristão, relevante e transformador, orientado pelas ... Leia mais

Localização
Redes Sociais

Dynamica Soft & W3NEXT