A Psicanálise é uma técnica fundada no inconsciente, que é uma instância psíquica na qual estão nossas memórias primitivas, boas ou ruins, além de traumas e tudo que, por ser doloroso, foi reprimido pela consciência, e pode acarretar em sintomas psíquicos ou mesmo físicos, como nos casos das chamadas doenças psicossomáticas.
A análise é a busca, o encontro e a interpretação dos conteúdos inconscientes, pela superação das resistências e dos mecanismos de defesa. É um trabalho de ressignificação de lembranças relativas a situações reais ou interpretadas, e tem potencial de amenizar ou eliminar sintomas.
Através da fala livre e sem censura, o analisando traz à consciência o que está em seu psiquismo, enquanto conta sua história, das ocorrências marcantes de sua biografia e dos sonhos de que se recorda. O analista, por sua vez, o ajuda a perceber padrões, repetições, discursos, traumas e conflitos latentes, com a finalidade de torná-los conscientes e solucioná-los pelo processo analítico.
Quando há reconhecimento, compreensão e decisão, as emoções ligadas a questões reprimidas são liberadas e o analisando se sente melhor, mais confiante, responsável e seguro para fazer as mudanças necessárias em sua vida. A análise possibilita maior autoconhecimento, segurança, confiança, autoestima, evolução da saúde emocional e compreensão de outras pessoas, especialmente as que são importantes para o analisando.